A CTB

SINDICALISMO CLASSISTA

São nove anos de trajetória que reservaram à CTB-BA um lugar de destaque na história de protagonismo da classe trabalhadora. Um papel central na luta por melhores condições de trabalho e conquistas para os mais variados segmentos laborais. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), seção Bahia, nasceu com o desafio e a função de unificar homens e mulheres que vendem sua força de trabalho nas batalhas contra a exploração capitalista e com o objetivo fundamental de organizar, representar e dirigir a luta na cidade e no campo, na defesa dos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores.

Nesta história de luta, conquistou direitos, buscou melhores condições de trabalho e de salários, continua lutando pela redução da jornada de trabalho, pelos direitos humanos, pela democracia, pela igualdade e por justiça. Também tem lutado de forma incessante na defesa de um país com mais emprego, menos juros, desenvolvimento e na defesa de um crescimento com sustentabilidade.

A Central nasceu como uma central sindical classista, unitária, democrática, plural, de luta e de massas, compromissada com os seguintes princípios e objetivos: a busca da mais ampla unidade, de democracia representativa e participativa; de independência classista, defendendo a liberdade e autonomia sindical; promovendo os valores da solidariedade de classe, em âmbito local, nacional e internacional; baseada por princípios éticos; combate a discriminação; emancipação das mulheres e dos negros; do socialismo; na defesa dos direitos sociais frente aos ataques do capitalismo contra a classe trabalhadora.

A CTB Bahia vem lutando em todo o Estado da Bahia pela garantia do direito irrestrito de greve, contra as práticas antissindicais e por mais investimentos em saúde e segurança no trabalho.A Central veio preencher a lacuna que estava faltando no sindicalismo baiano, na defesa de ações que visem, efetivamente, a conquista de melhores condições de vida e trabalho para todos. A ação da CTB contribui para elevar o nível de consciência social, cultural e formação política e sindical dos trabalhadores e trabalhadoras.

Já são mais de 300 sindicatos filiados e sob nossa influência, evidenciando o que a luta empreendida já confirma – a identificação do trabalhador com a Central. O grito de guerra só ratifica a força dessa jovem Central: “CTB, a luta é pra valer!” Isso é apenas o começo de uma trajetória que já deu certo e que ainda vai trilhar o caminho da luta almejando e garantindo muitas conquistas para os trabalhadores (as) brasileiros.