Cetebistas baianas querem ampliar participação política

Secretaria da Mulher Trabalhadora 25/07/2014 há 9 anos

Nem mesmo a manhã chuvosa desta sexta-feira (25/7) desencorajou as cetebistas baianas para o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder. O tema foi discutido no 3º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da CTB Bahia, que reuniu representantes de diversas categorias no auditório do Sindicato dos Bancários, em Salvador. Muitos homens também participaram do encontro e demonstraram apoio às demandas das mulheres.

O apoio mais expressivo veio do presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, que assumiu o compromisso de convocar os dirigentes da Central para participar de forma expressiva do próximo Encontro de Mulheres. “Os homens precisam participar das discussões de gênero para compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para ocupar mais espaços de decisão. A CTB tem o compromisso de fazer com que as mulheres assumam o papel de protagonismo nos sindicatos, federações e confederações sindicais. Só assim, nós teremos o equilíbrio necessário a nossa sociedade”, disse.

Este equilíbrio parece está distante de ser conquistado. Segundo dados do IBGE, apresentados pela secretária Nacional da Mulher da CTB, Ivânia Pereira, as mulheres representam 51,3% da população economicamente ativa do Brasil e, apesar de possuírem mais anos de estudo que os homens, costumam ocupar os cargos com maior jornada de trabalho e menor remuneração. São maioria no setor de serviço, no trabalho doméstico e entre os desempregados.

Ao mesmo tempo, as mulheres representam apenas 9% do Congresso Nacional, ocupando um espaço percentualmente semelhante nas assembleias legislativas e câmaras municipais. A situação não é muito diferente nas entidades sindicais, que possuem poucas mulheres nos cargos de direção e dificilmente elegem uma presidenta, mesmo em entidades com base de maioria feminina.

“Precisamos mudar esta situação, buscando mecanismos que possam garantir a autonomia das mulheres e favorecer sua participação na militância sindical e política. Mas, esta participação não pode ser apenas nas bases, precisamos criar as condições para que as mulheres cheguem aos cargos de direção dos sindicatos e também disputem em igualdade de condições com os homens as eleições para cargos do Executivo e Legislativo”, acrescentou Ivânia.

Encontro produtivo

O evento contou ainda com a presença da única deputada federal da Bahia, Alice Portugal (PCdoB); da coordenadora da União Brasileira de Mulheres na Bahia, Patrícia Vieira; da secretária de Mulheres da Fetag Bahia, Maria Cristina Silva, além da vice-presidente licenciada da CTB Bahia, Rosa de Souza, que é candidata a deputada estadual.

“Nós fizemos um encontro muito produtivo, onde conseguimos reunir lideranças sindicais da capital e do interior e não apenas muitas mulheres, mas também homens. Nós conseguimos cumprir o nosso objetivo de discutir um pouco mais da participação da mulher na política e também nos sindicatos e federações sindicais. Discutimos também o nível  da nossa organização, que precisa ser cada vez mais elevado para fazer a gente compreender que o papel da mulher é importante em todos os setores da nossa sociedade. Vimos a necessidade de termos cada vez mais mulheres preparadas para disputar e ocupar uma vaga no parlamento, porque fará diferença e trará à discussão elementos importantes para elevar a condição da mulher  brasileira”, comemorou a secretária de Mulher da CTB Bahia, Marilene Betros.