Reajustes salariais de agosto garantem ganho real em 86,7% dos acordos
A análise das negociações da data-base agosto revela que 86,7% dos 60 reajustes registrados na base de dados do Mediador até o dia 12 daquele mês conquistaram ganhos reais, segundo comparação com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geogra?a e Estatística (INPC-IBGE). Revela, também, que 3,3% dos reajustes foram iguais à variação dos preços, e 10% ?caram abaixo desta.
Embora os dados indiquem coerência com o quadro observado nos meses anteriores, em especial no tocante ao percentual de reajuste acima do INPC, eles precisam ser tomados com muita cautela, uma vez que se baseiam em uma amostra signi?cativamente pequena, devido ao fato de que o Mediador esteve inoperante por problemas técnicos nas últimas semanas
As categorias com data-base em agosto registraram um ganho real médio de 1,08%, acima do INPC. O percentual é o menor observado para uma data-base desde dezembro de 2023. No entanto, o valor pode sofrer alteração, na medida que novos reajustes de agosto sejam registrados no Mediador.
Fonte: Dieese