SintraSuper lança campanha salrial nos supermercados  

SintraSuper lança campanha salrial nos supermercados  

Geral CTB Geral 28/02/2023

Os supermercados da Calçada foram o centro do lançamento da Campanha Salarial 2023-2024, na manhã desta segunda-feira (28). O SintraSuper apresentou as reivindicações deste ano, e contou com o apoio dos sindicatos de comerciários de Salvador e Lauro de Freitas, além do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e do dirigente metalúrgico Silvio Pinheiro.

“Estamos iniciando nossa campanha com a esperança e a certeza de assinarmos, mais uma vez, uma boa convenção coletiva de trabalho. Nossa categoria contribui para o setor de supermercados de Salvador ser um dos mais fortes. Por isso, chegou a hora de valorizar nosso esforço e dedicação, nos dando um reajuste digno e melhorando as cláusulas sociais. Vamos à luta”, afirmou a presidenta do Sindicato, Rosa de Souza, que é presidenta da CTB Bahia.

Com o tema “Novo Brasil. Novas conquistas nos supermercados”, o diretor teatral Rai Alves e os atores Lindomar Pires e Deise Nascimento apresentaram um esquete com irreverência e bom humor para apresentar as principais bandeiras da campanha: reajuste com a reposição da inflação e ganho real de 3%; garantia do Dia dos Comerciários; valorização dos pisos salariais, acompanhando o aumento do salário mínimo; e homologação dos demitidos no sindicato.

Segundo Augusto Vasconcelos, o setor não parou durante a pandemia e é um dos mais fortes na economia de Salvador. “Os trabalhadores de supermercados são essenciais para a força das empresas. Vivemos um novo momento, com um presidente ligado aos movimentos sociais. É hora de resgatar direitos e valorizar os salários. Mas, teremos que lutar muito, pois o Congresso Nacional ficou mais conservador. Estaremos juntos com o SintraSuper durante essa campanha”, destacou.

APOIO DE OUTROS SINDICATOS

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Renato Ezequiel enfatizou a importância da luta unificada no comércio. É essencial preservar o Dia dos Comerciários, valorizar os pisos e homologar os demitidos no sindicato. Está na hora de dividir o bolo e o SintraSuper pode contar com o apoio dos comerciários dos demais setores do comércio”, disse.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Lauro de Freitas, Zé Carlos, é hora de os supermercados retribuírem o empenho e a dedicação dos funcionários durante o ano. “Estaremos participando das ações em Salvador e queremos contar a presença do SintraSuper em nossa campanha salarial, também”, afirmou.

Dirigente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC BAHIA), Antônio Suzart reforçou que o novo governo de Lula traz mais esperança para os trabalhadores conquistarem direitos e melhores salários. “A FEC acompanhará as campanhas salariais no comércio de várias cidades baianas, para dar apoio”, ponderou.

Para Silvio Pinheiro, a luta dos trabalhadores é unitária, com a solidariedade de outras categorias. “Precisamos atuar mais coletivamente para conquistarmos dias melhores”, defendeu.

Fonte: SintraSuper