Mulheres vão "bater" o tambor contra a violência nesta terça

Mulheres vão "bater" o tambor contra a violência nesta terça

Geral CTB Geral 22/11/2022

Iniciada em 20 de novembro, a campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres tem uma expressiva programação até 10 de dezembro. Em Salvador, o ato acontece nesta terça (22), às 16h, no Largo Terreiro de Jesus (Pelourinho).  Darão o tom o tambor, o agogô e o xequerê, tocados por mulheres percussionistas na ação "No batuque do tambor".  Seu o  objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de enfrentar a violência de gênero, o machismo, o sexismo e o racismo. 

Além da música, a iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) tem distribuição de materiais informativos alusivos à campanha Respeita as Mina e de combate à masculinidade tóxica.

“Unimos todos os tambores do Pelourinho para repicar o lema pelo fim da violência contra as mulheres. As celebrações começam no Dia da Consciência Negra e se encerram no Dia dos Direitos Humanos. É uma movimentação internacional. Esse não é somente o problema de um crime que precisa ser punido, é também a cultura que é machista, misógina e para o qual a educação e a sensibilização de um modo geral têm muitos efeitos positivos”, explica a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira.

CAMPANHA MUNDIAL

Os 21 Dias de Ativismo são uma mobilização educativa mundial pela erradicação da violência contra as mulheres e pela garantia dos direitos humanos femininos. Criada pela ONU em 1991, a mobilização é realizada em quase 160 países durante 16 dias (de 25 de novembro a 10 de dezembro). No Brasil foi ampliada, começando no Dia da Consciência Negra, para enfatizar o recorte racial da violência de gênero, que atinge principalmente as mulheres negras.  

com informações da SPM-BA