Lula se encontra com EUA e China na COP27: já mudou o clima e a agenda mundial  

Lula se encontra com EUA e China na COP27:  já mudou o clima e a agenda mundial   

Geral CTB Geral 15/11/2022

A grande estrela da Conferência do Clima da ONU (COP27) não é nenhum chefe de Estado oficial presente. É o presidente eleito do Brasil e convidado para o evento: Lula. O brasileiro já mudou o clima na relação do País com o mundo, redefine a agenda sobre as discussões em torno das mudanças climáticas e recoloca o papel dos países para proteger o planeta.

Nesta terça (15), Lula já se reuniu com os enviados especiais sobre o clima, dos Estados Unidos, John Kerry, do alto representante chinês, Xie Zhen Hua. Antes, Kerry havia afirmado que estava "animado" para se encontrar com Lula e que espera uma "guinada" do Brasil na questão ambiental. "Estamos animados para trabalhar com ele e confiantes de que faremos tudo o que podemos [para preservar a Amazônia]", disse.

Lula recoloca o Brasil como país respeitado por outros governos e protagonista nessa discussão, tendo recebido 10 convites bilaterais para conversas. Logo após sua eleição, a Noruega anunciou que retomará as doações para um fundo de preservação da Amazônia.

O petista deve anunciar que o Brasil volta a ter um governo comprometido com a preservação ambiental e pronto para liderar o combate às mudanças climáticas. Além do compromisso de combater os garimpos ilegais e a invasão de terras indígenas, e de criar um ministério voltado especificamente para as questões dos povos originários.

com informações do UOL, g1 e PT