Com Jair Bolsonaro, cerca de 39 milhões vivem em lares sem renda do trabalho no Brasil

Com Jair Bolsonaro, cerca de 39 milhões vivem em lares sem renda do trabalho no Brasil

Geral CTB Geral 10/10/2022

Isso equivale a 17,9% da população, o segundo maior patamar desde 2012. País ainda tem 4 milhões de pessoas sem qualquer tipo de remuneração: não têm emprego, nem recebem recursos de aposentadoria ou benefícios sociais

De acordo com reportagem publicada pelo Jornal O Globo, nesta segunda (10), 38,7 milhões de pessoas vivem em lares sem qualquer renda do trabalho, nem mesmo o informal. Isso representa 17,9% da população em 2021.

Esse número só perde para 2020, quando a pandemia associada ao descaso do governo Jair Bolsonaro ficasse sem trabalho ou sem qualquer renda para enfrentar a pior a crise sanitária, principalmente os sem carteira assinada.

Outro dado apontado pela reportagem a população que não recebe qualquer tipo de remuneração dobrou e alcançou 2% da população, cerca de 4 milhões de pessoas, que não recebem qualquer tipo de remuneração. Esse percentual dobrou nos últimos 10 anos e representa a maior parcela já registrada de brasileiros sem qualquer tipo de renda.

Risco de fome atinge 37%

Associada a ausência renda, dados da . É o que mostra um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN) – que reúne entidades como Ação da Cidadania, Oxfam, Vox Populi e Actionaid – que aponta que 37,8% dos lares com crianças de até 10 anos, sofrem com a fome ou com a redução de quantidade e qualidade dos alimentos.

O estudo também aponta que três em cada dez famílias brasileiras sofrem com insegurança alimentar moderada ou grave. E se considerarmos a insegurança leve, são 125,2 milhões de pessoas com preocupação sobre a disponibilidade de alimentos, com algum grau de indisponibilidade dos mesmos ou passando fome – ou seja, seis em cada dez famílias brasileiras.

Fonte: CTB Brasil

WhatsAppFacebookMessengerTwitter