Julho das Pretas tem apoio da CTB Bahia contra desigualdade de gênero e raça

Julho das Pretas tem apoio da CTB Bahia contra desigualdade de gênero e raça

Geral CTB Geral 26/07/2022

As mulheres negras sabem o que é sofrer vários tipos de discriminação, no trabalho e na sociedade. Por isso, a Secretaria de Combate ao Racismo da CTB Bahia reforças as ações do Julho das Pretas. Trata-se de uma importante iniciativa com agenda propositiva junto às organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil. 

Seu objetivo é fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas áreas da sociedade. "Temos que acabar com o racismo estrutural e exigir respeito, especialmente à mulher negra, tanto no mercado de trabalho quanto em nossa sociedade. Os problemas que as mulheres enfrentam são ainda piores para as mulheres negras. Nossa Central apoia esse importante movimento reforçando a luta por políticas públicas que ajudem a construir uma sociedade sem discriminação de qualquer natureza", afirma Jerônimo Júnior, Secretário de Combate ao Racismo da entidade.  

DESIGUALDADE EM NÚMEROS

O último levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), intitulado “A Inserção da população negra e o mercado de trabalho”, referente ao 2° trimestre de 2021, aponta que, além de o desemprego entre as mulheres negras ser o dobro que o dos homens brancos, as que conseguem uma ocupação têm os piores salários e os trabalhos mais precarizados. Somente 1,9% delas ocupam algum cargo de direção.

Enquanto 35% dos homens brancos e 34% das mulheres brancas têm ocupações consideradas precárias, entre as mulheres negras o índice é de 46%. A subutilização da força de trabalho impacta 40,9% das mulheres negras enquanto que para os homens não negros, atinge 18,5%.

Houve a retração na participação delas no mercado de trabalho. O número total de mulheres negras que estavam trabalhando no 1° trimestre de 2021 era 8% menor no 2º trimestre de 2020, ou seja, houve uma redução, nesse período, do total de ocupadas. Entre os homens brancos a retração foi de -2%. Elas também têm os menores rendimentos. Enquanto o salário médio dos homens brancos, no 2° trimestre de 2021, ficou em R$ 3.471, a média para as mulheres negras foi de R$ 1.617, ou seja, elas ganham apenas 46,5% do que ganham os homens brancos.

ORIGEM 

Criado em 2013, na celebração do 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, o Julho das Pretas busca a superação das desigualdades de gênero e raça. Esse ano, o tema é "Mulheres Negras no Poder, Construindo o Bem Viver".

com informações do Dieese e CTB