No Senado, Centrais denunciam falácia da reforma trabalhista: “Não gerou um só emprego”

No Senado, Centrais denunciam falácia da reforma trabalhista: “Não gerou um só emprego”
Foto: Agência Senado

Geral CTB Geral 14/04/2022

Segunda-feira (11), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado realizou uma audiência pública para discutir o Estatuto do Trabalho. O debate foi presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e contou com a presença dos presidentes das centrais sindicais, além da contribuição do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

A audiência é parte do debate que tem como objetivo constituir nova regulação das “relações de trabalho individuais e coletivas, urbanas e rurais, em seus aspectos de direito material e processual”, permitindo, entre outras coisas, a revogação de medidas como a “reforma” trabalhista de 2017.

Na abertura dos trabalhos, o senador denunciou o discurso do governo Bolsonaro e de setores da sociedade que colocam a culpa da crise e da recessão econômica nos direitos trabalhistas e sociais. “Falaram que a reforma trabalhista geraria 10 milhões de empregos, falaram que a reforma da previdência geraria outros 10 milhões de empregos, eu tenho isso gravado nos debates aqui na Comissão, e que o Brasil estava muito bem. Nada disso aconteceu, o desemprego mais uma vez bateu recordes, o PIB [Produto Interno Bruto] caiu, a inflação não para de subir, a fome e a miséria voltaram a assombrar nossa gente”, disse Paim.

 

Fonte:HP