NOTA DE PESAR | Margarida Barreto, PRESENTE!

NOTA DE PESAR | Margarida Barreto, PRESENTE!
©Henrique Almeida / Agecom

Geral CTB Geral 04/03/2022

Morreu nesta quinta-feira (3) a médica e pesquisadora Margarida Maria Silveira Barreto, professora do curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. E conhecida no meio científico e sindical por seu pioneirismo nos estudos que identificaram e conceituaram o assédio moral no trabalho. Doutora em Psicologia Social e integrante pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social da PUC-SP, a médica foi também precursora dos estudos sobre assédio sexual. Assim, ajudou a identificar o impacto das diversas formas de assédio na vida dos trabalhadores.

Margarida lutava há mais de um ano contra um câncer no estômago. Mas, imunodepressiva, acabou perdendo a energia para prosseguir o tratamento ao contrair o coronavírus no início deste ano.

Ao longo de décadas, seu trabalho ajudou diversas entidades dos movimentos sindical, social e feminista a conhecer melhor esses temas e denunciá-los à sociedade. Margarida também se dedicou à causa da saúde e da segurança no trabalho, dando atenção especial às condições da mulher trabalhadora

Neste momento de tristeza e dor, a direção da CTB-BA expressa sua solidariedade aos amigos, amigas e familiares.

 

  • Rosa de Souza
  • Presidenta