Pesquisa PoderData: Lula segue como líder e Bolsonaro tem alta rejeição

Pesquisa PoderData: Lula segue como líder e Bolsonaro tem alta rejeição

Geral CTB Geral 24/01/2022

A pesquisa PoderData, realizada de 16 a 18 de janeiro, indica o ex-presidente Lula (PT) na liderança da disputa presidencial com 42% das intenções de voto, seguido de longe por Jair Bolsonaro (PL), que tem 28% das intenções de voto.  O atual presidente carrega ainda uma rejeição muito alta, de 56%, perdendo apenas para João Dória, que tem 59%.

Com este percentual, Lula se aproxima da eleição em 1º turno já que a soma de todos os demais candidatos é 45%. Na sequência aos dois que pontuam a pesquisa estão Sérgio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 3%, João Doria (PSDB),com 2% – mesmo percentual obtido por André Janones (Avante). Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) obtiveram 1% cada um. A pesquisa mostra ainda que, havendo  2º turno, Lula ganharia de todos os concorrentes.

Nordestinos, mulheres e jovens estão com Lula

Segundo o levantamento, Lula vence com larga margem no Nordeste, Sudeste e Sul e também entre mulheres e em todas as faixas de renda e de escolaridade. Bolsonaro só vence no Norte por 46% x 37%. Nos nove estados do Nordeste, 57% declararam intenção de voto em Lula. No Centro Oeste os dois principais candidatos estão empatados ( 36% x 35%).

Entre as mulheres, o ex-presidente tem 48% contra apenas 17% do atual presidente. No recorte por faixa etária, 48% dos entrevistados com idades entre 25 a 44 anos optam por Lula. Bolsonaro alcança 33% entre os que têm mais de 60 anos. Na análise por faixa de renda, Lula tem 46% e ganharia no 1º turno no grupo dos desempregados ou que não têm renda fixa.

Segundo turno

Em simulações de 2º turno, o PoderData mostra que Lula venceria todos os candidatos por margem mínima de 22 pontos percentuais (Lula, 54% x 32% Bolsonaro) e máxima de 32 pontos – Lula, 48% e Doria 16%.

Rejeição

Mais da metade do eleitorado (56%) afirma que não votaria “de jeito nenhum” em Jair Bolsonaro (PL). A taxa de rejeição se manteve estável em relação ao levantamento de dezembro de 2021, quando 60% disseram rejeitar o voto no presidente, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Bolsonaro empata tecnicamente em rejeição com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pré-candidato à presidência com a maior taxa de negação de votos: 59%. O ex-presidente Lula (PT) é o menos rejeitado, com 38%.

Para medir o potencial de votos e rejeição, o PoderData perguntou aos entrevistados sobre cada um dos pré-candidatos, individualmente –se consideram que ele é o “único em quem votaria”, se “poderia votar nele” ou se não votaria nele “de jeito nenhum”. Os 5 nomes mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto no 1º turno foram considerados.

As taxas de todos os pré-candidatos tiveram variações na margem de erro da pesquisa (2 pontos percentuais) em relação ao levantamento anterior, em dezembro.

Único em que votaria

Lula segue na liderança no quesito dos que o apontam como única possibilidade de voto. Cerca de 4 em cada 10 eleitores afirmaram que o ex-presidente é o “único em quem votariam”. É seguido por Bolsonaro (26%). Em 3º lugar, está Sérgio Moro (Podemos), com 15%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada em parceria entre o site Poder360 e o Grupo Bandeirantes. Os dados foram coletados por entrevistas telefônicas entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022.

Foram contabilizadas 3.000 entrevistas em 511 municípios de todos as unidades da federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02137/2022

 

Com informações do Poder360