O HSBC dá mais uma prova de que não tem nenhuma responsabilidade social. Em 24 horas, o banco inglês demitiu mais de 400 funcionários em todo o Brasil. Na Bahia, foram 10 dispensas.
Há boatos de que a lista cresça nos próximos dias e o número de desligamentos chegue a 800 no país. Em reação às atitude desrespeitosa, o Sindicato da Bahia vai tomar uma série de medidas.
Os departamentos Jurídicos e de Saúde da entidade já analisam cada caso ocorrido no Estado para tomar as devidas providências legais para não prejudicar ainda mais o trabalhador. Até porque, muitos dos demitidos têm problemas de saúde e não podem ser dispensados.
A atitude irresponsável da direção do banco prejudica todo o conjunto da sociedade, pois milhares de pais de família perdem o emprego e o serviço nas agências fica ainda mais precário, sem funcionário suficiente para atender a demanda.
O diretor do Sindicato da Bahia, Elder Perez, alerta que mais uma vez o HSBC trai os trabalhadores. "Em 15 de abril deste ano, o banco informou que até o fim daquele mês 20 agências seriam fechadas, mas garantiu que o ano terminaria com o mesmo número de bancários. Está claro agora que se tratava de mais uma mentira", ressaltou em reunião ocorrida na sexta-feira (07/11), no Sindicato.
Vale destacar que há seis anos, após reunião com a COE (Comissão de Organização dos Empregados), a direção do banco disse que não haveria mais demissões no Brasil e três dias depois dispensou 264 trabalhadores.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.