NOTA DE PESAR | Vital Nolasco, PRESENTE!

NOTA DE PESAR | Vital Nolasco, PRESENTE!

Geral CTB Geral 19/01/2022

A CTB-Bahia informa que, Vital Nolasco, liderança histórica do PCdoB de São Paulo, operário aposentado e ex-vereador, faleceu nesta quarta-feira (19), aos 75 anos, no Hospital Samaritano, onde estava internado havia 14 dias para tratar de uma fibrose pulmonar.

Vital será velado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, no bairro da Liberdade. A seu pedido, o corpo será cremado.

Nascido em Belo Horizonte (MG), em 1946, Eustáquio Vital Nolasco iniciou sua militância na Juventude Operária Católica (JOC), integrando a resistência ao criminoso regime militar (1964-1985). Em 1968, participou da histórica greve dos metalúrgicos de Contagem – uma das primeiras no Brasil a denunciarem a ditadura.

Com seu nome “fichado” pelos órgãos de repressão, deslocou-se para São Paulo. Mesmo assim, foi preso e barbaramente torturado. Da JOC, Vital passou para a Ação Popular (AP) e, em 1972, para o PCdoB - Partido Comunista do Brasil, ainda clandestinamente. Ajudou o Movimento contra a Carestia e depois retomou a atividade fabril. Foi da oposição e, depois, da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi.

A CTB-BA se solidariza com familiares e amigos nesse momento de dor e tristeza.

 

Rosa de Souza 

   Presidenta