CTB-BA participa de Seminário debate lutas e desafios por um Sistema de Justiça com Igualdade Racial

CTB-BA participa de Seminário debate lutas e desafios por um Sistema de Justiça com Igualdade Racial
Publicado por Romice Mota

Geral CTB Geral 29/11/2021

Foi realizado nos 23 e 24 de novembro pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia, o Seminário: “20 anos de Durban: Lutas e Desafios por um Sistema de Justiça com Igualdade Racial. Idealizado pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP), o evento celebra a Conferência de Durban, nome dado à 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância promovida pela ONU em 2001.

Segundo Jerônimo Júnior, secretário de Combate ao Racismo da CTB-BA, a Conferência de Durban foi um marco importante contra a discriminação e o racismo. Destacou, entre outros pontos, a condenação do tráfico de escravos como crime contra a humanidade, a consagração do termo afrodescendente, além da urgência de criação e aplicação de políticas de combate às desigualdades sociais.

Ainda segundo Jerônimo, a Conferência evidenciou o protagonismo brasileiro no debate a respeito das questões raciais. “Não só pela grande delegação, mas no envolvimento nos fóruns e debates dentro e fora da conferência, com atividades de rua para denunciar ao mundo o que se vendeu ao longo desses anos como harmonia entre as raças”, relembrou.

Muito do racismo atual está profundamente enraizado em séculos de colonialismo e escravidão. É especialmente importante reconhecer as injustiças históricas, reparar erros de longa data e reverter suas consequências.

.

Clique AQUI e confira o Seminário na íntegra.