Aumentam números de casos de contaminações por covid-19 em escolas da rede estadual – APLB vai ingressar no MP

Aumentam números de casos de contaminações por covid-19 em escolas da rede estadual – APLB vai ingressar no MP

Geral CTB Geral 20/08/2021

Na manhã desta quinta-feira (19), mães e pais de alunos se manifestaram na Escola da CPM Ribeira, devido o contágio de Covid-19 em estudantes da referida unidade de ensino. Os responsáveis pelos estudantes temem pela segurança das famílias e na manifestação pediram pela retomada das aulas remotas.

Desde o dia 26 de julho, data para o retorno das aulas na rede estadual de ensino, no formato híbrido, conforme o decreto do governo do Estado da Bahia, a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação tem recebido diversas denúncias de suspeitas e casos confirmados de contaminação pelo Covid-19, não só em trabalhadores da Educação, mas também em estudantes na rede estadual de ensino. Na capital e interior cresce o número de denúncias, algumas escolas são fechadas temporariamente, outras ficam no aguardo do resultado positivo.

Para o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, essa é uma situação insustentável e perigosa. “Nós avisamos que isso poderia acontecer. O governo tomou uma decisão sem o diálogo com a comunidade escolar. Iremos ingressar junto ao Ministério Público denunciando os casos de contaminação nas escolas e a insatisfação dos pais de alunos. Neste momento, a manutenção do ensino remoto é o mais seguro. Enviamos ofícios na última sexta-feira (13) para os secretários da Educação e Serin, com o posicionamento da categoria, que defende o retorno presencial das aulas somente após a imunização completa, mas ainda não obtivemos resposta”, avaliou Rui. O coordenador ainda complementa que “Ano letivo se recupera, vidas não. E todas as vidas importam”.

Apesar da baixa adesão dos trabalhadores em Educação às aulas presenciais no formato híbrido, é preocupante o aumento de casos positivos de contaminação pelo covi-19, tanto na capital como no interior do estado.

Na segunda (16), a Comunidade Escolar Centro Educacional Carneiro Ribeiro teve as atividades suspensas devido à contaminação de um dos funcionários e só retorna no dia 30. Na terça-feira (17/08), o Colégio Estadual de Nova Esperança, no Cia Aeroporto, Estrada da Pedreira, tinham 4 suspeitas de caos de Covid19. Neste mesmo dia, a APLB recebeu a informação de que o vice-diretor do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, no Engelho Velho de Brotas estava internado, com suspeita de covid-19. A escola foi fechada na noite de segunda (16).

Interior

Já na última terça-feira (10/08), a APLB apurou 2 casos de Covid-19 em colégios públicos do Município de Itabuna, interior da Bahia. No colégio CETEP e no CPM. A APLB acionou a vigilância sanitária que foi até o local fazer a vistoria. No Município de Ilhéus também foram relatados casos de contaminação. No início do mês de agosto, o diretor e mais dois funcionários do Colégio Democrático Rômulo Galvão, em Elísio Medrado testaram positivo para a Covid-19.

A APLB-Sindicato continua firme no posicionamento sobre retorno às aulas presenciais apenas após a imunização dos profissionais em Educação.

Em encontro remoto, realizado na última sexta-feira (13), transmitido ao vivo pelas redes sociais da entidade e com público de, aproximadamente, 4,5 mil educadores, 97,7% dos trabalhadores em Educação da rede decidiram voltar à sala de aula somente após a imunização total dos trabalhadores da área.

A APLB aguarda até amanhã, sexta-feira (20/08), um retorno do governo do Estado e o agendamento de uma nova reunião. “Seguimos firmes na luta em defesa da vida e por uma Educação sem luto”, afirma Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB.

 

Fonte:APLB