Augusto Vasconcelos anuncia projeto de lei que cria o Plano Municipal de Formação e Capacitação Continuada para Mulheres

Augusto Vasconcelos anuncia projeto de lei que cria o Plano Municipal de Formação e Capacitação Continuada para Mulheres

Geral CTB Geral 09/03/2021

Neste dia 8 de março, o vereador Augusto Vasconcelos anunciou que irá apresentar o projeto de lei que cria o Plano Municipal de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mundo do Trabalho. É um projeto que prevê a formação técnica das mulheres em todas as áreas profissionais que compõe o mundo do trabalho, estabelecendo as prioridades de acordo com a demanda, tanto das mulheres quanto do próprio mercado de trabalho, viabilizando o pleno acesso de mulheres ao mundo do trabalho com qualidade profissional, inclusão social, autonomia e independência econômica. 

“A situação do desemprego é dramática, mas em especial o desemprego atinge em cheio mulheres e mais ainda mulheres negras. Salvador é uma das cidades mais desiguais do país e uma das capitais nacionais do desemprego. Superar essa triste realidade é o nosso compromisso. Viva o dia internacional das mulheres. Viva a luta da classe trabalhadora e de todas aquelas que sonham e constroem um mundo mais justo”, enfatiza Augusto.

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, apesar de serem pouco mais da metade da população baiana (51,6% dos 14,9 milhões de habitantes), em 2019, as mulheres ocupavam pouco mais de um terço dos cargos gerenciais (36,2%) nos locais de trabalho.

Com relação a ocupação de postos de trabalho em geral, a presença feminina também é menor do que a masculina na Bahia. Em 2019 as mulheres, ocupavam 43,0% dos cerca de 5,8 milhões de postos de trabalho. “Ainda há muito a se se conquistar. As mulheres ganham menos, sofrem discriminações, violência, assedio e enfrentam toda sorte de ataques e de desigualdades. Por isso, o 8 de março é uma data de luta e de organização popular, em especial das mulheres trabalhadoras”, acrescenta o vereador Augusto que também é Presidente da Comissão do Trabalho, Emprego e Renda.

 

Fonte: Ascom/ vereador Augusto Vasconcelos