Mobilização em prol da vacina unifica entidades de vários seguimentos na Bahia

Mobilização em prol da vacina unifica entidades de vários seguimentos na Bahia

Coronavírus CTB Geral 15/01/2021

Aconteceu ontem (14) a plenária Vacinação para todos, já!, O principal  objetivo da plenária, que contou com a presença de representantes de movimentos sociais,  e das outras  centrais sindicais, foi discutir sobre a urgência da vacinação, que deve ser gratuita e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram também, Moisés Toniolo, representando o Conselho Nacional Saúde, Lúcia Souto, presidente do Centro de Estudos Brasileiros em Saúde (Cebes), Luiz Eugênio, representante da Abrasf, a deputada federal Alice Portugal e a deputada estadual. Olivia Santana pelo PCdoB

 A Anvisa está avaliando duas vacinas a serem utilizadas em caráter emergencial: a Astrazeneca, do Reino Unido, e a Coronavac, do Brasil. Apesar do Brasil contar com 2 milhões de doses da Astrazeneca, e 6 milhões de doses da Coronavac, não significa que o país terá 8 milhões de imunizados  devida a necessidade das segundas doses dessas vacinas.

Para Pascoal Carneiro, presidente do CTB-Bahia, precisamos valorizar e defender o SUS, “Se o Brasil não tem o SUS, uma política de SUS, o número de martes já seria muito maior. É de extrema importância a defesa do SUS, porque se não fosse ele, o número de mortes passaria dos três milhões de pessoas". desabafou 

A plenária online, foi coordenada por Ivanilda Brito, presidenta do SindSaúdeBahia e Aladilce Souza, ex-vereadora e dirigente do SindSaúdeBahia.