44a semana da pandemia começa com viés de alta no contágio

44a semana da pandemia começa com viés de alta no contágio
Reabertura dos shoppings em Salvador em meio à pandemia- Foto: Luiz Felipe Fernandez, Nilson Marinho, Samuel Barbosa e Tiago José Paiva

Coronavírus CTB Geral 27/10/2020

O País encerrou a 43a semana epidemiológica com uma má notícia. A média de contágios por Covid-19 aumentou, interrompendo a curva de queda que vinha apresentando há cinco semanas. Desde este domingo, os contágios também estão apresentando registros maiores que aqueles da semana anterior.

A 44a. semana epidemiológica começa com o Brasil registrando 263 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Saúde. No total, o país soma 157.397 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Curva de óbitos continua com viés de queda, embora esteja na margem da estabilidade (abaixo de 15%)

Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 461, a menor marca desde o dia 7 de maio, quando estava em 460. A variação foi de -8% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, ou seja, quando não houve aumento ou queda significativa no período. O cálculo é do consórcio da imprensa, que coleta seus dados nas secretarias estaduais de saúde.

De ontem para hoje, houve 15.726 novos casos em todo o país. O governo federal informa que, no total, o Brasil chegou a 5.409.854 diagnósticos da doença provocada pelo novo corornavírus. Os números de contágio de domingo e segunda, início da 44a. semana são maiores que aqueles registrados no domingo e segunda da semana anterior.

Curva de contágios apresenta viés de alta, embora os números abaixo de 15% configurem estabilidade. Alta nos contágios pode se refletir nas próximas semanas em alta de óbitos.

A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 22.918 por dia, uma variação de +12% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também indicando estabilidade, conforme o consórcio da imprensa.

Pelos dados do ministério, 4.865.930 pessoas se recuperaram da doença no Brasil, com 386.527 casos em acompanhamento.

Covid-19 nos estados

Oito estados apresentam indicativo de alta de mortes, entre eles os três que integram a região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de Acre, Amazonas, Amapá, Ceará e Pernambuco. Outros nove estados têm curvas que apontam queda.

  • Subindo (8 estados): PR, RS, SC, AC, AM, AP, CE e PE
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (10 estados): ES, RJ, SP, PA, RR, TO, MA, PB, PI e SE
  • Em queda (8 estados + o DF): MG, DF, GO, MS, MT, RO, AL, BA e RN

Número de estados em queda vem reduzindo e aceleração de mortes aumenta para 8 estados

 

Via :Portal Vermelho