EUA tiram Brasil da lista de nações em desenvolvimento e diminuem benefícios comerciais ao país

EUA tiram Brasil da lista de nações em desenvolvimento e diminuem benefícios comerciais ao país
Foto : Alan Santos/PR

Geral CTB Geral 12/02/2020

O governo dos Estados Unidos divulgou ontem (10) uma norma que retira o Brasil da lista de nações consideradas em desenvolvimento e que dava ao país determinados privilégios comerciais. Outros 18 países foram afetados, como Argentina, Índia e Colômbia. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as nações podem ser alvo dos EUA caso seja comprovado que eles subsidiam produtos acima de um determinado teto, por exemplo.

Em nota, o governo de Donald Trump afirma que a medida tem como objetivo reduzir o número dos países em desenvolvimento que poderiam receber tratamento especial sem serem afetados por barreiras contra seus produtos.

A iniciativa de Trump visa atingir principalmente a China, potência asiática com quem trava uma guerra comercial há anos e que também se apresenta na Organização Mundial do Comércio (OMC) como país em desenvolvimento. Em março do ano passado, durante passagem por Washington, o presidente Jair Bolsonaro aceitou abrir mão de seu status de país em desenvolvimento na OMC em troca do apoio dos EUA à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube dos países ricos.

Via Metro 1