Fetag-BA completa 54 anos de existência

Geral CTB Geral 01/09/2017

Neste 1º de setembro, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia – Fetag Bahia completa 54 anos de existência, somando muito trabalho, lutas e vitórias em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da Bahia.

A Fetag é uma entidade sindical de segundo grau, autônoma, sem fins lucrativos. Ao longo deste período, a entidade é reconhecida nacionalmente por inúmeras lutas e conquistas em nome da agricultura familiar da Bahia. São cinco décadas de mobilizações e ações comprometidas com as mudanças econômicas e políticas rumo a uma sociedade justa, fraterna e igualitária que marcaram a vida sindical e política da região.

Sua parceria e unidade de ação com a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, e com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, e sua organização em Pólos. Delegacias e Escritórios Sindicais, faz desta entidade um alicerce para os seus 404 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados, na busca por políticas públicas que levem até o campo, saúde, educação, crédito agrícola e fundiário, valorização e fortalecimento da agricultura familiar; e o reconhecimento e respeito às comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e de fundo de pasto, entre tantas bandeiras de luta.

Lutas

Desde a fundação, a entidade tem desenvolvido um trabalho de acompanhamento e orientação política à categoria, visando criar as condições necessárias para melhorar a vida do homem e da mulher do campo, bem como consolidar um modelo de desenvolvimento capaz de impulsionar o crescimento social e econômico nos espaços menos densamente povoados, caracterizados pela economia de base familiar.

Em todos esses anos de existência, a Fetag-BA teve experiências que ficaram consolidadas para servir de exemplo para as organizações governamentais e não-governamentais, movimentos sociais e sindicais, ações que fomentaram a Agricultura Familiar como eixo principal para gerar emprego e renda no campo.

Essas ações estratégicas formaram a história da organização dos trabalhadores/as rurais, tanto do ponto de vista político como do ponto de institucional, e do mesmo modo, contribuiu para que a Fetag-BA se consolidasse como uma entidade capaz de enfrentar os mais adversos momentos da história, principalmente preparada para enfrentar os golpes diários contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais da Bahia.

Vida longa à Fetag-BA!