Na luta pela saúde da mulher, a CTB Bahia apóia mais um ano a campanha “Outubro Rosa”. Durante todo o mês, haverá uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para se cuidarem.
O câncer de mama é uma doença silenciosa e agressiva causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.
Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016, sendo 2.760 de mama. Deste número, mil ocorrerão em Salvador.
Umas das principais ações do Governo durante o Outubro Rosa será o Rastreamento do Câncer de Mama, com unidades móveis realizando mamografias na capital e no interior. Para ser atendida, a paciente, na faixa etária de 50 a 69 anos, também precisa apresentar a mesma documentação.
A entrega dos resultados, durante um mês, será no local onde foram realizados os exames. Após esse período, ficará disponível em uma unidade da Clínica Delfin, para onde também serão encaminhadas as pacientes que necessitarem de exames complementares.