Junho não foi um bom mês para os trabalhadores da Bahia. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),o estado contabilizou um saldo negativo de 2.564 postos de trabalho com carteira assinada no mês. O saldo registrado em junho é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (+1.436 postos) e também menor que o apresentado em maio de 2014 (+9.121 postos).
Setorialmente, em junho, na Bahia, o setor com maior saldo positivo foi o de Agropecuária (+1.162 postos), seguido pelos Serviços (+279 postos) e Comércio (+191 postos). Os setores que registraram saldos negativos foram Construção Civil (-3.204 postos), Indústria de Transformação (-877 postos) e Extrativa Mineral (-254 postos).
As atividades que mais contribuíram para o resultado do mês foram: o saldo negativo no segmento de construção de edifícios, principalmente em Salvador e Vitória da Conquista; o fechamento de uma empresa de transporte coletivo na capital; obras portuárias que estão sendo finalizadas em Maragogipe; e demissões na atividade calçadista.
No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a Bahia apresentou um saldo de 24.605 novos postos de trabalho, isso levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Este resultado fez com que a Bahia ainda se mantivesse na liderança de geração de empregos no nordeste.
Com informações da Ascom da SEI Bahia.