Seminário marca Dia Internacional da Mulher Negra

Geral CTB Geral 25/07/2016

O Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN) com apoio do Sintracom-Ba realizou no final de semana (23 e 24/7), um seminário com o tema “Tecendo Redes para o Empoderamento da Mulher Negra”, com intuito de debater temas como gênero, raça, saúde para mulher negra, feminismo negro e espaço político das mulheres negras.

O encontro teve como objetivo preparar a década do afro-descendente na ótica das mulheres negras e a reorganização do FNMN em todo o país, com trocas de conhecimentos e experiências que levam reflexões sobre a questão da mulher no mundo contemporâneo, proporcionando um olhar voltado à transformação das estruturas de desigualdade.

O evento foi realizado para lembrar o dia 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, um marco internacional de luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, racismo e a exploração de classe.

A data reforça a necessidade urgente da implementação de políticas afirmativas para as mulheres negras pelos países da América Latina e do Caribe.

“O dia 25 de julho é uma data importante para resgatar a dignidade da mulher negra que enfrenta a discriminação todos os dias por ser mulher e negra. Em um país que sempre teve a discriminação, nós lutamos para conquistar nosso lugar e para que não tenhamos perda de tudo que conquistamos”, ressalta Marilene Betros, secretária de Mulher da CTB Bahia.

Ela ressalta que a CTB luta pelo empoderamento da mulher negra na sociedade e contra a discriminação e violência contra a mulher negra.