Desperdício impulsiona a fome no Brasil

Geral CTB Geral 18/07/2016

O Brasil produz mais que o suficiente para alimentar sua população, mas o desperdício e a falta de acesso a uma alimentação saudável são os dois principais motivos para a fome dos brasileiros. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia.

O desperdício e a desigualdade de renda ainda fazem com que 7,2 milhões de habitantes sejam afetados pelo problema da fome no País, revela estudo professor Danilo Rolim Dias de Aguiar, pesquisador do Departamento de Economia do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos, que decidiu analisar a produção de alimentos no País.

“Temos uma concentração de renda muito grande. Se, por um lado, temos pessoas passando fome, por outro, temos o problema da obesidade, que é cada vez maior. Haveria, então, um problema ligado à renda e à educação, que estaria dificultando o acesso aos alimentos. Aí também entra a questão das perdas”, disse Aguiar.

A Bahia possui 1.823 milhões de domicílios sem acesso regular a alimentos é o quarto estado com maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil.

Salvador faz parte de um quadro nacional de desperdício de alimentos que chega a computar 40% de sua produção.