CTB Bahia lamenta o falecimento de Luiza Bairros

Geral CTB Geral 12/07/2016

Foi com imenso pesar que a CTB Bahia recebeu a notícia do falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (Seppir) Luiza Bairros, ocorrido na manhã desta terça-feira (12/7), em Porto Alegre (RS), sua cidade natal. Ela morreu aos 63 anos, vítima de um câncer de pulmão. O sepultamento será realizado nesta quarta (13), mas o horário da cerimônia ainda não está confirmado.

Luiza Helena Bairros era graduada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e de doutora em Sociologia  pela Universidade de Michigan (EUA). Ela saiu de Porto Alegre em 1970, e morava em Salvador desde 1979.

Gaúcha, Luiza teve todo o seu histórico de militância negra e feminista construído na Bahia, estado onde tornou-se secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), em agosto de 2008.

Secretária do governo Jaques Wagner, Luiza Bairros foi convidada pela presidente Dilma Rousseff a assumir o ministério da Igualdade Racial. Conhecida do movimento negro, sua indicação para assumir o Ministério da Promoção da Igualdade Racial foi muito comemorada pela comunidade negra baiana. Ela foi titular da Seppir entre 2011 e 2015.

Neste momento de dor, a Secretaria de Combate ao Racismo da CTB se solidariza com os familiares e amigos de Luiza, ao tempo em que enfatiza a contribuição extremamente importante que ela deu aos movimentos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.