Parece brincadeira o que está acontecendo no processo eleitoral para escolha da nova direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. O prefeito montou uma chapa para disputar o pleito e colocou sua secretária como candidata à diretoria da entidade. O objetivo é claro, tornar o Sindsefran totalmente subordinado ao Executivo municipal.
A situação é tão absurda, que já extrapolou os limites da cidade, fazendo com que diversas entidades estaduais manifestassem seu repúdio à esta tentativa da prefeitura e declarar o seu apoio à Chapa 1 -"Avançar Sempre na Luta", que representa a manutenção de um Sindicato independente e com autonomia para lutar pela ampliação dos direitos dos servidores de Dão Francisco.
A CTB Bahia reitera seu total apoio à Chapa 1, que é apoiada também pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Madre de Deus (SINDIMADRE); Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (SINDSEPS); Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB); Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato).
A eleição acontece no dia 18 de julho e a CTB alerta os servidores municipais para a necessidade de manter um sindicato comprometido com os interesses do trabalhadores, rechaçando esta tentativa absurda de tornar o Sindsefran um “órgão extra-oficial da Prefeitura”.