Nos primeiros três meses do ano a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) registraram quase 10 mil casos de violência contra a mulher na Bahia.
De janeiro a março foram contabilizadas 9.795 ocorrências, houve uma redução de 32% na comparação com o mesmo período de 2015. Os dados levam em conta os casos de homicídios, tentativas de homicídios, lesão corporal, estupro e ameaças.
A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, Maria Clécia Vasconcelos, diz que estupros em ambientes domésticos são os casos que mais ocorrem, porém são os menos denunciados pelas mulheres. “O que ocorre mais é o estupro no ambiente doméstico. No entanto, é o menos denunciado. Porque ela não entende que é vítima de estupro. Não se vê como vítima e só vem relatar o estupro dentro do lar quando vem acompanhado de lesões, com violência mais severa. Elas relutam em denunciar os casos,” conclui Maria Clécia.
Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 190 ou pelo número 180, da Central de Atendimento à Mulher. Na Bahia, existem 11 delegacias especializadas no atendimento à mulher.