APLB comemora sucesso do Encontro de Funcionários de Escola

Geral CTB Geral 09/06/2014

Mais uma vez o 17º encontro de funcionários da educação foi um sucesso.  É a APLB-Sindicato mostrando a grandeza de uma entidade que cada vez se afirma como representante legítima de todos os trabalhadores em educação do Estado da Bahia.  

Presentes 600 pessoas representando 210 municípios baianos. Os convidados tiveram 3 minutos para saudar os presentes, entre os destaques, a professora Carmelita, que na sua intervenção colocou uma série de questões pertinentes aos interesses dos funcionários da educação. O presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, também participou do primeiro do evento.

A mesa de abertura foi desfeita, foram chamados  os palestrantes: Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato, licenciado; Dayvison Magalhães, economista e professor; Claudemir Nonato, vice-presidente da CTB e secretário geral da APLB; deputado estadual Josias Gomes,  do PT; Alice Portugal, deputada federal do PCdoB; e técnico em educação Edmilson, conhecido como Lamparina, representante da CNTE. Os palestrantes fizeram uma serie de abordagem sobre a conjuntura e o momento político por que passa o país. Isso gerou um rico debate em função das concepções e visões diferenciadas entre alguns palestrantes.

A mesa foi  importante, já que estamos em um momento político onde temos um cenário eletivo que traz muitas expectativas eleitorais, e as pessoas que estavam presentes puderam entender o que se passa de complexo nesse universo eleitoral, onde temos Copa e o povo está nas ruas exigindo mais saúde e mais educação e um país com mais igualdade social.

À tarde, tivemos os debates nos grupos onde foram abordados temas atuais que tem muito a ver com a realidade dos funcionários de educação que trabalham nas escolas: o protagonismo dos funcionários na escola e o Profuncionário na atualidade, que foi abordado por Nivaldino Felix – diretor de imprensa e coordenador estadual do DEFE; e Edimilson Almeida, diretor da APLB e vice-coordenador do DEFE –BA; Direito e Deveres, Ética e Assédio Moral – abordado pela a diretora de Educação Olívia Mendes;  Concurso Público x Terceirização, foi abordado pela nossa diretora de Formação, professora Hercia Azevedo; Violência nas escolas foi o tema abordado abordado pelo professor José Lourenço Dias; e o tema DST/AIDS, pelas professoras Valdice, diretora de Patrimônio da APLB-Sindicato.

Os debates nos grupos  devido o atraso na conclusão dos trabalhos ficou para ser aprovado em plenário no dia seguinte.

No dia 6, assim como estava na programação fizemos uma grande caminhada saindo da igreja da catedral da cidade de Ilhéus até a prefeitura, onde foi realizado um ato de protesto contra o prefeito que não quer dar o reajuste aos professores e funcionários do município. Nesse protesto, professores, funcionários, estudantes e pais de alunos com discursos contundentes criticaram o prefeito pelo desprezo que é dado a uma das cidades mais lindas do mundo, que está em completo abandono.

Pela tarde foram aprovadas em plenária as propostas dos grupos, onde tivemos um acalorado debate, depois a advogada Denise Reis da Silva fez um breve pronunciamento a respeito da vitória que os funcionários tiveram na cidade de Itiúba através de uma ação movida por ela. A advogada foi muito aplaudida pelos presentes. Depois as professoras Valdice e Olívia Mendes, sempre preocupada com a formação dos profissionais em educação deu informe sobre os cursos.

Depois, a professora Marilene Betros, atual coordenadora da APLB, fez uma abordagem sobre a importância da valorização dos funcionários da educação. Em seu discurso, ela fez uma ampla abordagem sobre o tema, foi  muita aplaudida. Depois tivemos o advogado Joel Câmara abordou a importância do Plano Único como elemento fundamental no sentido de prestigiar os segmentos que produzem educação e fazem a escola funcionar, tema foi um dois mais esperados do encontro e Joel fez uma bela explanação sendo bastante aplaudido pelos presentes.

Fonte: APLB Sindicato.