Baianos homenageiam Zumbi dos Palmares

Geral CTB Geral 20/11/2015

O Dia da Consciência (20/11) está sendo de muitas atividades em Salvador. A programação começou pela manhã com a Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, que reuniu dezenas de pessoas na Praça da Sé, que fica no Pelourinho, Centro Histórico da cidade. O evento começou com a apresentação da banda Tambores de Búzios, que animou o público com seu som percussivo.

A festa ficou ainda melhor com a presença das baianas, que chegaram em um cortejo, trazendo potes com a água de cheiro, usada para lavar o pedestal onde está localizada a estátua do líder do Quilombo dos Palmares.

A Lavagem é uma tradicional manifestação cultural baiana, oriunda das religiões de matriz africana, que utiliza a água de cheiro para purificar o local escolhido para a homenagem.

Organizada pela Unegro, CTB, Instituto Luiz Gama e a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), a Lavagem da Estátua de Zumbi está em sua sétima edição. A grande diferença deste ano foi a participação de alunos de escolas estaduais e comunitárias de Salvador. “Esta participação é muito importante, pois mostra a estas crianças e jovens que o racismo ainda existe e precisa ser combatido todos os dias. Isto fortalece a nossa luta, pois forma novos quadros, mostrando a importância de combater  o racismo”, comemorou a presidente da Unegro Bahia, Sirlene Assis.

O secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Silvio Pinheiro, reforçou também a necessidade de acabar com o preconceito no mercado do trabalho. “É preciso abrir mais oportunidades para os negros nos postos de direção e comando das empresas. Não podemos mais ocupar apenas os subempregos ou aqueles com menor remuneração. Precisamos inverter esta pirâmide que só perpetua a desigualdade e o preconceito contra a população negro. Precisamos ocupar mais os espaços de poder, inclusive na política do nosso país”, acrescentou.

A programação segue na parte da tarde com a realização de duas marchas em homenagem ao Dia da Consciência Negra, uma saindo da Liberdade e outra que parte do Campo Grande. O destino final das duas é o Pelourinho.