Baianas seguem para a Marcha das Mulheres Negras

Geral CTB Geral 16/11/2015

Centenas de mulheres da Bahia vão participar da 1ª Marcha das Mulheres Negras, que acontece nesta quarta-feira (18/11), em Brasília. Na manhã desta segunda-feira (16), quatro ônibus saíram e Salvador com direção à capital federal, levando cerca de 200 representantes do movimento sindical e social do estado. A CTB Bahia estará presente na marcha, com lideranças da capital e do interior.

A Marcha das Mulheres Negras representa a reação das mulheres brasileiras no combate ao racismo, contra a violência e todas as formas de opressão que atinge essa parcela da população. Este movimento está sendo construído a muitas mãos e protagonizado por mulheres negras do campo, da cidade, as pescadoras, as marisqueiras, as quilombolas, as ribeirinhas e por diversos segmentos da sociedade com o objetivo de construir um modelo político-econômico e social que realmente inclua todas e fortaleça a condição de ser mulher negra no nosso país.

A expectativa é de que o evento reúna mais de 70 mil pessoas de todo país na capital federal, para cobrar a consolidação das políticas públicas voltadas ao povo negro que foram conquistadas ao longo dos últimos anos. A Bahia vai participar com um grande número de mulheres e homens.

As mulheres negras representam 25% da população brasileira, somam 49 milhões de pessoas e enfrentam cotidianamente os problemas de uma sociedade onde ainda imperam muitos elementos de um regime escravocrata e patriarcal. Entre os maiores problemas enfrentados pelo grupo social estão questões como a da violência, o do acesso à saúde de qualidade e da liberdade e respeito ao culto de divindades de matriz africana.