4ª Conferência de Políticas para as Mulheres começa nesta quarta

Geral CTB Geral 11/11/2015

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, começa nesta quarta-feira (11/11), em Salvador, a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (CEPM), que segue até sexta-feira (13) e vai reunir participantes de todo o estado. A abertura será às 18h, no Gran Hotel Stella Maris, com presença confirmada de diversas autoridades e lideranças sociais do estado. A CTB participa do evento, representada por dirigentes estaduais e de diversos sindicatos filiados.

A Palestra Magna acontecerá no segundo dia, quinta-feira (12), às 8h30, com a pesquisadora Lúcia Mercês de Avelar. Ela tem Doutorado em Ciências Políticas e estágio de Pós-Doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), realizado no Department of Political Scienc, da Yale University, nos Estados Unidos. É pesquisadora do Centro de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e desde 2012 é a pesquisadora principal do projeto temático “50 anos de feminismo: Brasil, Argentina e Chile”, no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela pesquisadora Lúcia Mercês de Avelar: “Sua pesquisa trata dos motivos pelos quais as mulheres não se elegem. Levanta dados e informações que permitem a compreensão dos mecanismos de exclusão das mulheres das esferas de poder. É importante ter esse diagnóstico e o retrato da organização das estruturas, para que possamos pensar melhor as estratégias, derrubando as barreiras e garantindo o empoderamento das mulheres”.

Expectativa

A Secretária também comentou a expectativa da 4ª CEPM: “A Conferência é o espaço para o debate aberto e a apresentação de ideias de diferentes mulheres e dos diversos territórios baianos. Aponta caminhos e contribui para o avanço das mulheres nos espaços de poder, que é o tema central”.

Olívia Santana explicou também que é nesta arena de discussões, que as mulheres baianas saem com voz mais fortalecida, e voltam para seus municípios em situação mais afirmativa e com maior capacidade de intervir na sua realidade social. Além disto, é o momento da Secretaria recepcionar as propostas apresentadas, estabelecendo políticas públicas sintonizadas com os principais anseios das mulheres baianas. “Isso é parte da democracia: pensar as políticas públicas sempre ouvindo quem sofrerá o impacto delas”, concluiu a gestora.

No segundo dia também será realizado o lançamento da revista Bahia Análise e Dados, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com edição sobre “Mulheres e Trabalho: Autonomia e Empoderamento”, realizada através de uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e da Secretaria de Planejamento da Bahia.

Para os interessados em acompanhar a CEPM, haverá uma transmissão ao vivo da Palestra Magna, realizada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), no portal multimídia da instituição, através do seguinte link - http://www.irdeb.ba.gov.br/ .

Conferências

As Conferências Estaduais, Municipais, Territoriais e Livres de Políticas para as Mulheres são frutos da luta dos movimentos de mulheres e feministas. São nestes espaços que as mulheres debatem os desafios e barreiras que impedem o seu pleno desenvolvimento social, político e econômico.

A diversidade e complexidade dos vários segmentos de mulheres são apresentadas, discutidas e sistematizadas em documentos contendo propostas a serem consideradas na formulação de novas políticas públicas. É por esta razão que as conferências são grandes conquistas da sociedade civil organizada, sendo um marco da democracia participativa no Brasil.

O evento está sendo organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).

 

Com informações da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.