Metalúrgica Aulik/Lenoxx precariza as condições de trabalho

Geral CTB Geral 05/06/2014

Um relatório feito pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego comprova o que o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia denuncia há tempos: a precarização das condições de trabalho e a terceirização desenfreada na Aulik/Lenoxx.

Os auditores do órgão autuaram a empresa, por desrespeito às leis do trabalho. Segundo o documento, “a empresa vem admitindo cerca de 200 trabalhadores  em sua linha de produção com interposição irregular de mão-de-obra permanente por intermédio da HS – Assessoria Empresarial, e 35 trabalhadores por intermédio da empresa HS Mão-de-obra Temporária”.

Os auditores também constataram que a Aulik/Lenoxx vem exigindo trabalho aos domingos, mesmo sem ter um acordo com o Sindicato que permita esse esquema de trabalho, que não está previsto em lei.

Além disso, durante a fiscalização, que foi solicitada pelo Sindicato, a empresa e as terceirizadas estão em desacordo com as normas regulamentadoras, principalmente em relação à ergonomia, utilizando “mobiliários improvisados e inadequados, sendo que esses itens foram objetos de autuações”.

O Sindicato reforça a luta por melhores condições de trabalho, e convoca os funcionários para uma ampla mobilização dentro da empresa, inclusive elegendo para a Cipa trabalhadores comprometidos com os interesses do chão de fábrica. A entidade reforça ainda que já ingressou com uma ação coletiva na Justiça contra a Lenoxx. Juntos, Sindicato e trabalhadores fazem a diferença.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.