Bancários decidirão hoje sobre fim da greve

Geral CTB Geral 26/10/2015

Os bancários de toda a Bahia analisarão em assembleias na noite desta segunda-feira (26/10) a proposta de reajuste negociada entre a Federação Nacional dos Bancos - Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários no fim de semana.

A proposição prevê o reajuste de 10% nos salários, PLR e o piso e 14% para os vales refeição e alimentação, além da assinatura de um termo de ajustamento pelos seis maiores bancos em relação ao gerenciamento de metas, questão que atinge diretamente a saúde da categoria. Pelo acordo, os bancos vão anistiar 72% das horas dos funcionários que trabalham 8 horas e 68% daqueles com jornada de 6 horas, ficando acertado que a compensação do restante (31 horas) se dará na razão de até uma hora por dia no período de 5 de novembro a 15 de dezembro.

A nova proposta foi apreciada pelo Comando Nacional, que decidiu por maioria indicar a aceitação na rede privada e também nos bancos públicos, que apresentaram proposições contemplando questões específicas dos empregados.

21 dias de greve

Com data base em 1º de setembro, os bancários entraram em greve no dia 6 de outubro, após a Fenaban apresentar uma proposta de reajuste de apenas 5,5% nos salários, acrescida de um abono de R$ 2.500. Durante os 21 dias de paralisação, a categoria se manteve firme no propósito de garantir um reajuste maior. O movimento fechou mais de 12 mil locais de trabalho em todo o país, sendo 1.078 na Bahia, onde o movimento segue nesta segunda-feira.