Metalúrgicas mobilizadas contra o câncer de mama

Geral CTB Geral 16/10/2015

O mês começou diferente para as trabalhadoras. O Outubro Rosa está aí para chamar atenção sobre a importância de combater o câncer de mama, uma das doenças que mais matam no mundo. E as metalúrgicas estão nessa luta! A FETIM, os sindicatos de base e a CTB abraçam a campanha para buscar conscientizar a categoria.

As dirigentes sindicais estão visitando as empresas e alertando as trabalhadoras sobre prevenção ao câncer de mama, através do autoexame e da mamografia, as formas mais eficazes para detecção precoce da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o controle do câncer de mama é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos.

Fonte: Metalúrgicos Bahia.