Encontro reafirma compromisso da CTB de falar para toda a sociedade

Geral CTB Geral 31/05/2014

Vencer a luta de ideias com a mídia tradicional. Esta é uma das principais metas do projeto de comunicação da CTB, que foi apresentado neste sábado (31/5) durante o 3º Encontro Nacional de Comunicação, realizado em Salvador. O objetivo ousado é parte do planejamento estratégico da Central para os próximos anos, que inclui também a ampliação do alcance dos instrumentos de comunicação da entidade para que fale para toda a população.

 

Para alcançar o objetivo, a CTB está estruturando a comunicação na mídia impressa, rádio, tv e internet. Um exemplo é o novo projeto gráfico da revista Visão Classista, que será mais leve, enxuta e com matérias voltadas para o público em geral e não apenas  para os cetebistas. A mudança passa também pela ampliação da equipe de profissionais, a modernização das ferramentas existentes e a construção de uma rede de comunicadores, formada pelos sindicatos e ctbs estaduais.

Segundo a secretária Nacional de Comunicação, Raimunda Gomes, as ações da Central serão construídas a partir de três grandes eixos: a ampliação da equipe, valorização dos profissionais e a construção de ferramentas adequadas no jornal impresso, no rádio, tv e web. “Tudo isso para que a gente possa falar com as massas em uma leitura mais próximo da realidade delas. A CTB precisa falar para fora, pois as nossas bandeiras políticas e ideológicas já conhecemos. O que nós precisamos é disputar a opinião pública no conjunto da sociedade”.

 

Raimunda falou também sobre a criação de uma agência de notícias ligada à Central. “A agência de notícias é um projeto ousado e entendemos que não pode ser tocado apenas pela CTB. Vamos conversar e discutir a proposta com outros atores do movimento social. É algo que está sendo gestado e precisa ser pensada a longo prazo”, concluiu. 

 

O projeto tem total apoio do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, que já havia demonstrado seu entusiasmo com o novo projeto de comunicação no primeiro dia do Encontro.  “Sabemos do desafio a ser enfrentado, mas precisamos fazer com que os trabalhadores tenham conhecimento da atuação da CTB. Para isso, nós vamos para as portas das fábricas e empresas, mas também precisamos usar todos os instrumentos de comunicação possíveis. Este deve ser o primeiro passo se a gente quiser disputar e chegar a hegemonia no movimento sindical brasileiro”, afirmou Araújo.

 

O 3ª Encontro Nacional de Comunicação da CTB foi realizado nesta sexta e sábado, 30 e 31 de maio, no Hotel Portobello, em Salvador. O evento reuniu secretários e assessores de comunicação de  12 estados para debater o planejamento de comunicação da CTB.