Seminário discute diretrizes para saúde dos comerciários

Geral CTB Geral 15/09/2015

Sexta-feira (11/09) foi dia de dar continuidade aos seminários de planejamento dos departamentos do Sindicato. Dessa vez foi o Seminário de Saúde do Trabalhador, organizado pelos diretores José Hilmar e Carine Dias. O convidado que falou sobre a saúde na concepção classista foi o médico do trabalho, Dr. Deoclides Cardoso.

O especialista em medicina do trabalho iniciou sua fala historiando o surgimento da especialidade que, segundo ele, se deu após a segunda guerra mundial, pois para o sistema capitalista, da mesma forma que para o capitalismo há a necessidade de perdas e dispensa de mão de obra, nos ciclos do sistema, há também a necessidade de recuperação da massa de trabalhadores, mais adiante.

Entretanto, dr. Deoclides alerta que a defesa da saúde dos trabalhadores, bem como a criação de mecanismos para prevenção de acidentes do trabalho e/ou prevenção de doenças ocupacionais, não são nenhuma bonificação patronal. “Ela é fruto da organização dos trabalhadores e o avanço de suas lutas”, garante o médico.

Dr. Deoclides também relacionou o surgimento do trabalho de prevenção de acidentes do trabalho, na Bahia, à partir da implementação do Polo Petroquímico. “A situação ficou tão evidente que o próprio médico do trabalho, de lá, morreu vítima de intoxicação por benzeno.

O médico chamou a atenção para os problemas de saúde ocupacional no comércio. Lembrou de casos como o do recolhimento de roupas, empilhando-as nos braços que, aparentemente, não dispendem grandes esforços, mas que a repetição pode acarretar problemas nos braços.

Outro tema foi os efeitos psicológicos sofridos pelos comerciários, em boa parte motivadas por assaltos, sem que a loja, sequer, notifique através de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). “Isso tudo sem falar noutros casos de psicoses e depressões que ocorrem, muitas vezes, em virtude da pressão e assédio moral sofrida pelos trabalhadores.

Na segunda parte do seminário, os diretores constroem as diretrizes que nortearão o trabalho do Departamento de Saúde, no próximo período.

 

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Salvador.