CTB promove 5º Encontro Nacional do Ramo da Construção

Geral CTB Geral 16/09/2015

Nos dias 28 e 29 de setembro, sindicalistas de todo país se reúnem em São Paulo para participar do V Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB. O encontro será realizado no Sindicato dos Marceneiros e deve reunir dezenas de representantes de sindicatos da construção para debater os desafios do segmento e os problemas enfrentados pelos trabalhadores do setor.

Considerada um setor estratégico para o país, a construção é um dos segmentos que tem sido afetados pela desaceleração da economia no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção (Sinicon), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que o setor respondeu por metade dos desligamentos registrados no país nos últimos 13 meses. E, mais especificamente, 29,4%, ocorreram na chamada construção pesada, onde estão as obras de infraestrutura, como usinas hidrelétricas, rodovias e ferrovias.

Esses e outros dados serão discutidos durante o encontro que irá propor estratégias para enfrentar as demandas dos trabalhadores, revela Raimundo Brito, coordenador nacional do Ramo da Construção Civil da CTB.

Apesar da crise, o sindicalista prevê uma perspectividade de retomada para o setor. “Vamos debater o momento econômico e seus impactos na construção. O atual momento político e econômico afetou as grandes obras, mas as construtoras não têm como reclamar, pois foi um setor que recebeu muito incentivo fiscal do governo, sem qualquer contrapartida para os trabalhadores. Isso também será debatido no encontro”, afirmou Brito.  

Fonte: Fetracom Bahia.