Bahia participa do 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB

Geral CTB Geral 27/08/2015

Dirigentes sindicais da Bahia participam do 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB, que acontece nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/8), na Federação dos Trabalhadores em Agricultura, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A delegação baiana terá 22 integrantes, sendo 40% de mulheres, e foi eleita na Plenária Estadual realizada no último dia 19 de agosto, em Salvador. No encontro, as lideranças debateram a importância do engajamento das entidades classistas no combate ao racismo em todos os segmentos da sociedade e, em especial, no mundo do trabalho, onde o preconceito racial interfere diretamente na ascensão profissional e no salário de trabalhadores e trabalhadoras negras, que acabam ganhando menos que alguém de outra raça.

Dilemas e desafios da igualdade racial nas relações políticas e de trabalha será o tema do 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB. Na programação, uma análise da conjuntura nacional e internacional, com a participação de Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB e Divanilton Pereira, secretário de Relações Internacionais e o professor Dennis Carvalho. Também ocorrerão debates sobre a violência que acomete a juventude negra (70% dos assassinatos no país), com o presidente da União de negros pela Igualdade, Edson França e sobre a atualidade do marxismo na questão racial com o historiador Augusto Buonicore, além de uma profunda análise da situação da mulher negra com Ângela Guimarães, presidenta do Conselho Nacional da Juventude.