Taxa de desemprego é de 17,7% na RMS

Geral CTB Geral 28/05/2014

As informações divulgadas nesta quarta-feira (28/5) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) não são nadas animadoras para os trabalhadores baianos. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) mostrou que em abril a taxa de desemprego foi de 17,7% da População Economicamente Ativa (PEA) na Região Metropolitana de Salvador.  Isso equivale a dizer que contingente de desempregados estimado é de 334 mil pessoas.

A taxa ficou estável em relação aos meses de fevereiro e março, mas o contingente de empregados aumentou em cerca de mil pessoas. Em abril, o contingente de ocupados apresentou relativa estabilidade, passando de 1.549 mil para 1.554 mil pessoas. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve redução apenas no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas; aumento no setor de Serviços e na Indústria de transformação; e relativa estabilidade na construção.

Em relação a abril de 2013, a taxa de desemprego total diminuiu, ao passar de 20,2% para os atuais 17,7% da PEA. Esse resultado deveu-se à redução do desemprego aberto, que passou de 14,5% para 12,9%, e à redução mais intensa do desemprego oculto, que passou de 5,7% para 4,8%.