Assembleia da Assufba aprova novas ações da greve na Bahia

Geral CTB Geral 12/08/2015

Na manhã desta terça-feira (11/8), a Assufba promoveu nova assembleia da categoria na Reitoria da UFBA, em Salvador. Na ocasião, foi aprovada a participação no ato dos estudantes, realizado no Campo Grande; a ida de técnicos para reunião do Comando Local de Greve da UFRB, na quinta-feira (13/8); e reunião do Comando Local de Greve na segunda (17), em Arquitetura.

Além da realização de ato conjunto com professores e estudantes no portão de Ondina, na manhã do dia 18; e a realização de assembleia na Faculdade de Economia, no dia 20/8, seguida de presença no Ato Em Defesa da Democracia, que acontecerá a partir das 14h, na praça da Piedade.

Durante o início do encontro, Renato Jorge, coordenador Geral do Sindicato, falou que a assembleia foi realizada seguindo a orientação nacional da Fasubra de que as bases deveriam promover atos nesta terça-feira. Ele falou, ainda, da participação na assembleia dos trabalhadores das escolas técnicas, realizado na segunda-feira (10). Segundo ele, os trabalhadores estão bastante apreensivos e em uma situação difícil, pois o reitor ameaça cortar os salários dos mesmos.

A técnica-administrativa Rosângela Santana, que também participou da caravana, disse que é preciso que os servidores participem das atividades, pois sempre são as mesmas pessoas que se engajam na luta. A servidora elogiou a iniciativa da Assufba em realizar as caravanas, pois permitem a integração dos servidores e a participação em atos nacionais.

Dnoel Fernandes, que acabou de retornar do Comando Nacional de Greve, afirmou ter ficado impressionado com a disposição dos trabalhadores de todo o Brasil em lutar por melhorias para a categoria e para a educação pública. Segundo ele, as atividades em Brasília são bastante intensas e pedem total dedicação dos participantes.

Informes

Coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim leu o último Informe de Greve da Fasubra. A Pauta Local foi tratada em assembleia e Renato Jorge informou que ela será entregue ao reitor, durante atividade da greve. Segundo ele, nesta quarta (12), Fasubra e MEC participam de oficina para construção  da Minuta dos Turnos C0ntínuos. “Outra questão importante é que o governo estuda diminuir o número de parcelas do reajuste, mas também quer diminuir o índice. Essa semana e a próxima serão decisivas para todos nós. A Fasubra pediu para o governo apresentar a folha de pagamento de todos os técnicos e esses dados serão tratados no GT de Carreira”.

Participações

A vice-presidente da APUB, Lívia Angeli, saudou a realização do encontro dos técnicos e disse que “estamos todos juntos, pois essa não é uma greve de uma categoria, é a greve da UFBA. São muitas perdas de direitos dos trabalhadores e de verbas para nossa instituição. Precisamos estar unidos.”  Já o estudante e representante do DCE, Caio Nascimento, afirmou que a situação da edução é preocupante e o corte só tem prejudicado professores, técnicos, terceirizados e trabalhadores.

 

Fonte: Assufba Sindicato