A precarização do trabalho será debatida no V Fórum da Internet

Geral CTB Geral 13/07/2015

O advento da internet, aliado a automação no mundo do trabalho, se por um lado propiciou a instantaneidade da informação e a ampliação do processo produtivo, por outro lado criou um ambiente de precariedade, objetiva e material, mas também subjetiva, psicológica. Com o objetivo de aprofundar este tema, sindicalistas de diversas categorias profissionais realizarão, às 14h30, nesta quinta-feira, 16 de julho, uma “desconferência”, dentro da programação do V Fórum da Internet no Brasil, que acontece no Fiesta Convention Center, em Salvador, entre os dias 15 e 17 de julho.

Estudos dão conta que a vulnerabilidade imposta pelas inovações tecnológicas, sob a ideia de que esse pode ser rapidamente substituído, coloca o trabalhador na condição de preferir aceitar qualquer que seja a condição de trabalho a não ter nenhum, possibilitando incorporar a ideia de que é melhor ser explorado até a exaustão, a perder o emprego.

Segundo Reginaldo Oliveira, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC/BA), “a chegada da internet e o crescimento do “e-commerce” ou comércio eletrônico, que propicia a compra e venda por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares, provocou impactos significativos na redução da categoria”.

Na mesma linha, Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, afirma que o “processo de automação bancária, juntamente com as novas técnicas de administração no setor financeiro, tiveram como efeito colateral uma redução brutal na quantidade dos postos de trabalho”.

O Fórum

Entre os dias 15 e 17 de julho, a capital baiana recebe acadêmicos, setores governamentais, empresários, organizações da sociedade civil, técnicos e estudantes para discutirem a internet no Brasil e no mundo. Na sua quinta edição, o Fórum é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que nesse ano tem como carro-chefe o tema "Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável".

As chamadas "trilhas" trazem quatro eixos principais a serem debatidos: desafios da inclusão digital, economia da internet, cibersegurança e confiança e por fim, a internet e os direitos humanos. O evento contará com a participação dos principais peritos em internet. Também são esperadas as autoridades locais.  A abertura será às 9h30 da quarta-feira, 15 de julho, no Fiesta Convention Center, no Itaigara.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site do Fórum (http://forumdainternet.cgi.br), mas também serão aceitas inscrições no local.

Fonte: Soninha Corrêa.