Professores de Salvador farão contraproposta de reajuste

Geral CTB Geral 10/07/2015

Dando continuidade às atividades da Campanha Salarial 2015 dos educadores da rede municipal, a APLB-Sindicato realizou assembleia geral da categoria na manhã desta quinta-feira (9/7), no Ginásio dos Bancários.

A plenária, movimentada por intenso debate, aprovou uma contraproposta para o reajuste salarial, no percentual de 6,5%, integralizado e retroativo a maio, + 2,5% em setembro. A nova proposta deverá ser levada pela direção da APLB-Sindicato para a mesa de negociação com o executivo municipal.

Durante a assembleia, que foi antecedida de duas reuniões de representantes, os educadores municipais analisaram os números do orçamento municipal para a educação, enviados pelo executivo em atendimento à solicitação da categoria, e externaram suas dúvidas em relação ao Plano de Carreira, em especial a implantação da reserva da jornada na rede.

A APLB-Sindicato, que já havia anunciado esta decisão em reunião de representantes de escola, reafirmou na assembleia que irá realizar em breve seminários sobre estas questões.

Antes da votação das propostas, a direção da APLB-Sindicato pediu um minuto de silêncio em memória dos professores Anilene Farias, assassinada no dia 18 de junho, durante um assalto, e  Evantenor Barbosa, que faleceu no dia 5 de julho, vítima de infarto fulminante.

Negociações

A campanha salarial da categoria, cuja pauta de reivindicações foi entregue ao executivo municipal no mês de abril, teve várias rodadas de negociação já avançou em pontos importantes, como a regulamentação do Plano de Carreira, que implica na implantação da reserva da jornada, além de outras cláusulas relativas às questões pedagógicas e de condições de trabalho, porém ainda falta fechar acordo com relação ao reajuste salarial.

A última contraproposta da categoria, de 13,01% de reajuste não foi aceita pelo executivo municipal, que alegou falta de condições para conceder o referido percentual, e manteve a proposta de 6,41%, parcelado, sendo 3,7% retroativo a maio e 2,71% a partir de 1º de dezembro.

A APLB-Sindicato mantém o diálogo com a administração municipal, insistindo nas negociações, sempre em defesa dos profissionais da educação e visando o melhor para a categoria.

A próxima assembleia geral está marcada para terça-feira, 14 de julho, às 9 horas, no Ginásio dos Bancários.

 

Fonte: APLB Sindicato.