Protesto contra demissões no Itaú

Geral CTB Geral 10/07/2015

Nesta quinta-feira (09/07), as agências do Itaú da avenida Manoel Dias, na Pituba, Salvador, foram fechadas pelo Sindicato e pela Federação da Bahia e Sergipe. O protesto acontece por conta das demissões, dos casos de assédio moral e da postura preconceituosa por parte de alguns superintendentes.

 O clima entre os bancários é de pânico. Em uma semana, nove empregados foram dispensados de agências Personalité e o número pode crescer. Há denúncias de que a Superintendência de Varejo Comercial ameaça demitir gerentes mais antigos, caso as metas não sejam alcançadas.

 O que mais preocupa é que os funcionários têm mais de 20 anos de empresa. Alguns apresentam quadro de adoecimento relacionada ao trabalho e outros estão prestes a se aposentar. Um completo descaso.

No setor de Varejo Operacional mais o caos. As unidades vivem cheias e os poucos empregados acumulam serviços e ainda sofrem com as cobranças. Nesta semana, dois gerentes foram demitidos.

Como se não bastassem os problemas, as Superintendências de Empresas 2 e 3 fazem pouco caso dos bancários. A Convenção Coletiva de Trabalho possui uma cláusula que estabelece que o ranking de funcionários deve ser resguardado, no entanto, para o Itaú isso é coisa de preguiçoso. 

 O diretor do Sindicato, Elias Lopes, repudia os abusos cometidos pelo banco. “Não aceitamos nenhuma postura truculenta e vamos combater as demissões de forma enérgica e com ações judiciais”. Vale lembrar que o Itaú é o maior banco privado do país. No primeiro trimestre, obteve lucro líquido de R$ 5,7 bilhões.

Saúde

O coordenador de saúde do SBBA, Célio Pereira, chama atenção para a evolução do quadro de funcionários do Itaú com problemas de saúde. O número reduzido deixa os empregados ainda mais sobrecarregados e a pressão diária para cumprir metas agrava a situação.

 O pior é que o Itaú não deixa espaço para o diálogo e trata o assunto com descaso. Caso a postura continue e o banco não aceite discutir as demissões, as paralisações desta quinta-feira (09/07), vão se estender para outras agências.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia.