Caminhada marca movimento em defesa da UFBA

Geral CTB Geral 17/06/2015

NA manhã desta segunda-feira (15/6), servidores técnico-administrativos, estudantes, professores e trabalhadores terceirizados estiveram reunidos na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em um ato público em defesa da instituição e contra o corte no orçamento das universidades federais do país.

Da reitoria, o grupo seguiu em caminhada até a praça da Piedade, Centro, para apresentar à população a situação deliciada pela qual passa a UFBA, com o corte da verba, atraso de pagamentos de terceirizados e falta de infraestrutura e materiais essenciais para seu funcionamento.

Coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge falou da importância em realizar eventos conjuntos e representativos com todos os segmentos da universidade, pois dessa forma a sociedade pode ser esclarecida sobre a greve dos trabalhadores e estudantes.

Dentre os pontos semelhantes na pauta dos servidores, Renato citou a questão da Creche, que devido ao fato de haver seleção pelo perfil socioeconômico, professores e técnicos não têm direito a esse importante benefício. Além disso, ele pontuou o atendimento no Serviço Médico, que tem passado por sérias dificuldades e encerou o atendimento odontológico.

Segundo Cláudia Miranda, professora e presidente da APUB, a comunidade universitária está colocando em público a greve e a crise na UFBA, além de denunciar o retrocesso que em sido colocado para os trabalhadores. Caio Teixeira, do DCE da Universidade, afirmou que é preciso lutar, ir às ruas para defender a manutenção e melhorias na UFBA.

Presente também no ato, o representante dos trabalhadores terceirizados, Fábio Gomes, informou a categoria decretou greve desde o dia 10 de junho, pois os trabalhadores estão com salários, vales alimentação e refeição atrasados, e tiveram o plano de saúde e odontológico cortados. A manifestação contou, ainda, com apresentação de estudantes de teatro da UFba contra o corte na verba para educação.

Fonte: Assufba Sindicato.