Bahia tem mais de 290 mil vítimas do trabalho infantil

Geral CTB Geral 12/06/2015

A Bahia é o terceiro estado no ranking do trabalhado infantil. Cerca de 291 mil crianças estão nesta situação no estado, segundo dados do IBGE. O combate ao problema é dificultado por uma visão equivocada de grande parte da sociedade, que acredita que o trabalho precoce é a melhor alternativa para evitar que crianças e adolescentes de baixa renda ingressem no mundo do crime.

O que as pessoas esquecem é que o trabalho infantil compromete a educação, a saúde, o desenvolvimento físico e mental e o futuro das crianças e adolescentes, perpetuando um ciclo de pobreza, em lugar de garantir perspectivas de ascensão social.

Para garantir visibilidade do problema foi criado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, que na Bahia contará com uma agenda de eventos e iniciativas encabeçadas pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil – FETIPA.

A CTB também está engajada nesta campanha, colocando o combate ao trabalho infantil como uma das suas bandeiras lutas prioritárias. A Central tem participado de fóruns de discussão, eventos, campanhas e ações contra a inserção de crianças e adolescentes no mundo do trabalho.