Sindimed promove ato cultural em defesa da UPA Barris

Geral CTB Geral 08/06/2015

O Sindimed promove nesta segunda-feira (8/6), um grande ato cultural em defesa do Sistema Único de Saúde (Sus) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris. O evento acontecerá das 16h às 19h, ao lado da UPA, localizada no Vale dos Barris (em frente ao 5º Centro, ao lado da pista de skate). Na programação, show do cantor Raimundo Sodré, poesia com Jansen Nascimento e Alberto Lima, teatro com o grupo A Pombagem e Hip Hop, com Bruno Suspeito (A Rua se Conhece).

O ato é mais uma ação do Sindimed para alertar contra a insensibilidade da Fundação José Silveira (FJS), empresa responsável pela gestão da UPA dos Barris, que em mais de 15 dias de greve dos médicos, ainda não apresentou uma proposta justa às reivindicações dos profissionais, que exigem melhores condições de trabalho, contratação de mais profissionais e salários dignos.

Vitória dos médicos

Na última quarta-feira, 3 de junho, vestindo seus jalecos, os médicos estiveram presentes no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para acompanhar o julgamento do agravo interposto pelo Sindimed, contra a liminar que tentava impor o retorno ao trabalho.

 

O entendimento geral dos desembargadores é de que diante da precariedade na saúde, a greve é um direito dos médicos e, portanto, legal. O próprio presidente do TRT, desembargador Valtércio Oliveira, expressou seu descontentamento com a falta de prioridade com a saúde e criticou o dinheiro público que sai pelo ralo.

Logo após o posicionamento do TRT, a FJS já procurou o Sindimed comunicando sua disposição de retomar as negociações. Os médicos, que se mantém abertos ao diálogo desde o início do movimento, esperam que a nova proposta possa levar a um acordo que atenda as reivindicações e garanta melhor atendimento à população.

Uma nova assembleia está marcada para esta segunda-feira, 8, logo após o ato cultural, às 19h, no Sindimed, quando será feito um balanço da greve até o momento e estarão em pauta os próximos passos da luta.

 

Fonte: Sindimed Bahia.