Médicos suspendem greve no Hospital Eládio Lassérre

Geral CTB Geral 03/06/2015

Em assembleia na noite desta terça-feira (2/06), os médicos do Hospital Eládio Lassérre, decidiram suspender a greve, após três semanas de paralisação dos serviços, período em que só foram atendidos casos de emergência. A unidade da categoria e a disposição de sustentar o movimento até que as reivindicações fossem atendidas garantiram o êxito da greve.

 A decisão de normalizar os atendimentos veio após um processo de negociação que garantiu inicialmente a regularização de equipamentos e materiais no hospital. A seguir, a SM – empresa terceirizada que faz a gestão da unidade -, fez o pagamento dos salários de fevereiro e março, que estavam em atraso. Atendeu ainda a reivindicação do reajuste que vai corrigir em 6,6% as remunerações a partir de abril, para todas as especialidades.

Os salários de abril, já com reajuste, serão pagos entre os dias 10 e 20 de junho, permanecendo, ainda, a defasagem de 50 dias entre a prestação dos serviços e a remuneração correspondente. Mas o gestor se comprometeu em ajustar gradativamente essa defasagem temporal até que os pagamentos sejam feitos no mês subsequente à prestação do serviço. E para acompanhar esse ajuste, e avaliar o cumprimento de tudo que foi negociado, ficou agendada uma reunião com os gestores da SM no dia 27 de julho.

Na mesma reunião, em julho, será apresentado pela SM o cálculo do INPC acumulado desde o último reajuste aplicado, em 2013, por especialidade. Esse índice será atualizado até março de 2015 e a SM pagará 50% do que for apurado.

 Os reajustes propostos, tanto o de abril quanto o que virá em julho, não corrigem a defasagem real sofrida pelos salários, mas significam um importante avanço na recomposição das perdas acumuladas, e constituem um primeiro passo na luta que apenas começou no Hospital Eládio Lassérre.

Fonte: Sindimed Bahia.