Sindsaúde cobra segurança para profissionais do SAMU

Geral CTB Geral 26/05/2015

O Sindsaúde-Ba se solidariza com os profissionais da Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foram alvos de bandidos no último final de semana, em Salvador. Na sexta, uma ambulância foi apedrejada por traficantes durante um atendimento no bairro de São Caetano. Já na noite de sábado (23), na BR-324, um veículo passou ao lado de uma ambulância e fez disparos de arma de fogo. Com isso, o motorista perdeu o controle do carro e capotou. O técnico de enfermagem Aliomar Rogério e coordenador Roberto Reis ficaram feridos.

O clima entre os profissionais do Samu é tenso e muitos profissionais estão temerosos com a falta de segurança.  É cada vez maior o número de atos de violência contra profissionais da saúde no exercício de seu trabalho. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários da administração, entre outros, têm sido vítimas de agressões, em diferentes graus, seja em unidades de saúde ou em serviços de atendimento móvel.

O Sindsaúde-Ba vem denunciando, ao longo dos anos, a falta de segurança e a violência a que os profissionais estão expostos no seu exercício e tem cobrado mais atenção dos órgãos competentes. Para o sindicato, é inadmissível que fatos como estes continuem ocorrendo. Por isso, cobra medidas urgentes à Secretaria de Segurança Pública e às direções das unidades de saúde. O Sindsaúde-Ba continuará cobrando dos órgãos competentes providências para que fatos lamentáveis como estes não voltem a ocorrer.

Fonte: Sindsaúde Bahia.