Juventude trabalhadora em pauta

Geral CTB Geral 25/05/2015

Juventude, mulher, saúde e piso unificado foram algumas pautas apresentadas pela bancada baiana no 1º Encontro Nacional  do Fórum Unificado dos Comerciários,  realizado na Cidade de São Paulo,  nos dias 20 e 21 de maio.

No encontro foi criado um manifesto numa estratégia unitária, a importância e essência da luta reivindicatória de um conjunto de questões que tratam da ampliação dos direitos e mecanismos de proteção aos trabalhadores no mercado. Considerando a unidade nacional e internacional do capital, em especial por meio de grandes redes e expansões internas no país de redes de departamentos e supermercadistas, é essencial a consolidação da unidade dá classe na luta, reivindicando e negociando, calcada na mobilização dos trabalhadores e das entidades sindicais.

O objetivo do fórum é unificar as lutas dos comerciários fortalecendo a categoria frente aos ataques de um congresso conservador e das superintendências regionais sucateadas. Diap e o Dieese apresentaram o perfil da categoria 56% de homens, e 44% de mulheres, é o segundo setor que mais emprega, representa 70% do PIB do País, jornada 53,9% maior do que a normal, e 65% não são homologados no sindicato logo não tendo seus direitos assegurados em sua maioria.

Mas o fórum terá um desafio maior assimilar a importância de não só colocar em seus discursos, mais inserir a juventude na estrutura sindical e suas pautas como bandeiras de lutas. Mesmo com as intervenções as argumentações e os dados apresentados pelos palestrantes o manifesto não incluiu a juventude. Visto que representam 68% da categoria, dos 46% dos comerciários que pedem demissão 86% são jovens devido as condições de trabalho e da difícil tarefa de conciliar trabalho e estudo aonde a maioria escolhem os estudos e se arricaram no frágil e explorador mercado dos estágios. Tendo as mulheres como maiores vítimas caindo sua representatividade de 52 para 44%.

 

Fonte: Alfredo Santiago.