Curso da CTB e CES forma lideranças na Bahia

Geral CTB Geral 11/05/2015

Dando seguimento ao projeto de fortalecer a formação dos trabalhadores, a CTB Bahia e o CES – Centro de Estudos Sindicais realizaram a primeira etapa de um curso para novos formadores nos dias 7, 8 e 9 de maio, em Salvador.  Lideranças de diversas categorias e regiões do estado participaram das aulas ministradas pelo sociólogo Augusto Petta, a psicóloga Liliana Lima e a secretária nacional de Formação da CTB, Celina Areias.

São 18 novos formadores que vão poder atuar no estado, contribuindo para o processo de formação dos sindicalistas e dos trabalhadores em geral. “Hoje, a questão da formação é muito importante para fazer com que o trabalhador entenda a realidade em que vive, a conjuntura política, o movimento sindical e sua história. É uma experiência importante, que espero que traga muitos bons frutos para que a CTB continue se destacando em sua atuação”, ressaltou Augusto Petta.

Desenvolvida em três dias, a primeira etapa do Curso de Formação de Formadores tratou de análise de conjuntura, concepções sindicais e pedagogia histórica e crítica. Os participantes constituíram um Coletivo de Formação, que vai agregar também secretários de Formação de algumas entidades sindicais, para continuar os estudos e enriquecer os conhecimentos em  torno das questões propostas.

“O curso abriu um ciclo importante de novos formadores para a CTB, atingindo o trabalhador do campo e o movimento sindical urbano em suas diversas vertentes. A partir de agora daremos segmento ao projeto de realizar cursos de formação em diversas partes do estado. Investir na formação é ainda mais importante neste momento de transformação no mundo  e no ambiente de trabalho, com as novas tecnologias e a renovação no movimento sindical. A CTB está atenta a isto “, disse  Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia.

Como desdobramento do curso, a CTB Bahia está com um projeto de criar uma biblioteca em sua sede, em Salvador, com livros, revistas e outros documentos que possam contribuir para a formação dos trabalhadores. “Vamos continuar reunindo o grupo para estudar e discutir a melhor forma de atuação. Vamos começar com a análise sobre as áreas com maior demanda para que possamos criar um calendário de formação em todo o estado”, concluiu a  secretária de Formação da CTB Bahia, Inalba Fontinelle.